sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ABTF contra os “cientistas do futebol”

 Há muita polêmica hoje sobre a forma de treinamento no futebol, uns, treinadores modernos, acadêmicos, são favoráveis ao método sistêmico e outros de concepção ao método analítico e ainda outros como eu favoráveis que sejam englobados ambos. Assim o FRD vê a descrição enunciada pelo diretor da ABTF Fernando Pires suscetíveis a apreciação e publicação.

Querem polêmica? Então aí vai!

- O Futebol não é uma Ciência Exata... Para se chegar a um resultado positivo existem muitos componentes, muitas variáveis. Até uma dose de sorte faz parte apesar de algumas sumidades não quererem admitir.

- Então hoje o futebol foi invadido por um infindável número de cientistas e se credita a esses senhores os resultados positivos que as equipes consigam. Sim, disse Resultados Positivos porque os negativos vão para a conta dos outros.

- Vemos as equipes treinando, todo mundo trabalhando igual. Agora, como disse o Professor José Dias, as pessoas gostam de copiar, então pesquisa-se na Internet e aí tem tudo que é tipo de treinamento que se queira.

- Bom voltando ao tema, a moda para se mostrar que se está atualizado é fazer treinamento em campo reduzido. Muitos fazem e não sabem nem porque, mas vai da vontade do freguês. E aí é da Seleção Brasileira ao Tabajara F.C. Todo mundo trabalhando em campo reduzido, e aí o que era "Correria", virou intensidade e o que se vê é um perde e ganha de posse de bola danado.

- Bom, mas como disse no início em: “Quer Polêmica? ”, então aí vai:
- Isso tudo é para mostrar que sou 1000%, 10.000% a favor da Capacitação dos Treinadores, mas o que se está perdendo é a Essência do Treinador.
- Claro que o Treinador não só de hoje, de uns anos para cá, precisa se capacitar, precisa buscar ferramentas para desempenhar da melhor maneira possível o seu trabalho, mas quando falo na "Essência do Treinador" me refiro ao treinador que diz claramente o que quer, que corrige o seu jogador, mostra a melhor maneira de executar a sua missão. Tem Boa Leitura do Jogo, consegue alterar a maneira da sua Equipe Jogar em função de situações novas que ocorreram durante o jogo, que sabe fazer boas substituições de jogadores e não simplesmente substituir 6 por meia dúzia como muitos fazem demonstrando total previsibilidade.

- Isso é o que digo do Treinador na sua Essência!
- Então agora sei que é difícil, mas lanço um desafio:
- Dois times de qualidade técnica mais ou menos equivalente, porque igual é difícil.
 Então, uma sendo treinada por esses métodos atuais com campos reduzidos, etc. E a outra entregue à uma comissão técnica liderada por um Treinador que incorpore essa tal essência que me refiro e treinada sem campo reduzido, treinando no modelo anterior, tradicional.
- Disputaremos 3 jogos e vamos ver o resultado final, quem vai superar quem.
- Conclusão: Evoluir sempre, mas sem perder a Essência.
- A Principal "Função" do treinador é ser Treinador!!!               

Um comentário:

  1. Excelente explanação Fernando . Se o treinador conseguir dominar as duas variantes de treino e ler bem o jogo ,dominar o vestiário , penso que estará bem preparado para os desafios da profissão .

    ResponderExcluir